"OS INCRÍVEIS 2" (The Incredibles 2, 2018): Eu tô muito feliz.

segunda-feira, julho 02, 2018



Eu cheguei faz mais ou menos umas duas horas da sessão de "Os incríveis 2" e gostaria de dizer, inicialmente, que estou muito feliz. Valeu a pena esperar. E espero que assim que terminar de ler esse texto, se ainda não foi ver, você corra para o cinema ou para o site do cinema do seu coração e compre seu ingresso e vá aproveitar essa história.

Quando o primeiro filme estreou ainda não havia o Universo Marvel nos cinemas, ainda não havia a tentativa de Universo DC, ainda não havia as transgressões dos filme de anti-heróis. Havia o primeiro "Homem Aranha", por exemplo. Havia filmes esparsos de super heróis. "Os incríveis" vieram oferecendo algo diferente, como diria o crítico Tiago Belloti: dois filmes em um. Um filme de uma família de super heróis e um filme sobre a dinâmica familiar. Era divertido, com uma criatividade visual e de roteiro impecáveis. Era necessário uma continuação. Sim, é raro dizermos isso, mas todo o universo esperava uma continuação dessa história e veio, depois de 14 anos, mas veio. E tudo o que tinha de bom no primeiro está novamente no segundo e ainda oferece um pouco mais.

Eu não sei como uma criança viu esse filme, mas me divertir junto com elas na sala de cinema. E geralmente me incomodo com o movimento constante no cinema, mas dessa vez não. Elas estavam imersas no filme e animadas com ele. Não era uma agitação de "quero ir embora, tá chato"; era um animação genuína produzida por aquilo que elas estavam vendo em tela, que era muito bom. 

Os adolescentes comentaram aquilo que, de fato, era a fraqueza do filme: o vilão. O plano era meio desengonçado e a motivação não fazia sentido. Eu, sinceramente, não liguei. Eu me deixei levar, pois se você racionalizar todo vilão de história de super herói você vai perceber que nem todos tem realmente uma boa motivação ou são muito inteligentes. O ódio e o ego, às vezes, nos cegam. (E lá estou eu tentando colocar um significado filosófico em alguma coisa, e, talvez me contradizendo levando em consideração alguns posts anteriores).

O que quero dizer é que o filme é previsível em diversos aspectos, o vilão não é cem por cento bom, mas oferece grandes momentos. A forma como ele age é muito tensa e muito divertida também. Você sabe quando algo foi bem feito quando você olha para plateia e você encara todo mundo em silêncio, vidrado na tela, com expectativa. É soberbo.

O humor do filme surge naturalmente a partir das situações criadas e identificáveis. Surge das referências (não tenha medo de assistir dublado, você vai se divertir da mesma forma). Assim como se vale da sátira para estabelecer um comentário social, sem ser jogado na sua cara. Faz parte da história, do contexto e se torna engraçado, também. É assim que se faz um alívio cômico, assim que  se faz um filme divertido. Não é só para fazer rir por rir, é para gerar o riso, mas, ao mesmo tempo, ser relevante na sua proposta, no seu tema, fazer refletir se divertindo. A Pixar é, realmente, pós-doutora nisto.


Após sair da sessão, pense por um momento e perceba o quanto foi interessante ver um filme que trata de empoderamento feminino, da inversão de papéis da organização familiar mais comum, sobre o valor da família num filme voltado prioritariamente para o público infantil. E pense mais um pouquinho que milhares de crianças estão assistindo. 


Eu sair feliz do cinema pela qualidade daquilo que eu tinha visto, apesar dos poréns técnicos de roteiro que serão tão evidenciados. Sinceramente, nesse momento a diversão e a forma como ele me divertiu foi o que valeu mais a pena. Será que é pedir muito um "Os incríveis.... 3"? 

 Por Jônatas Amaral.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Excelente filme, para adultos e crianças. Tinha escutado muitos elogios e depois de ver devo de dizer que realmente essa animação é excelente e muito criativa, o filme é uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura. Adoro os filmes de animação, são muito divertidos, um dos meus preferidos é Lego Ninjago, é um filme maravilhoso em todos os aspectos. É um dos melhores filmes de comédia infantil tem uma grande animação e uma trilha sonora muito bem elaborada. É um filme feito para crianças, mas seguramente vai agradar aos adultos. É para ver uma e outra vez mais. É um filme que sem importar o estado de animo em que você se encontre, irá lhe ajudar a relaxar um pouco .O ritmo da historia é ameno e a mensagem que tem o filme é muito fofa, definitivamente recomendado

    ResponderExcluir