[#OSCAR2018 ] EXTRAORDINÁRIO

quinta-feira, dezembro 21, 2017


O que faz algo ser extraordinário? Como medir o valor de alguém?

R.J. Palacio publicou um livro que mudou muita coisa no meu interior. Quando ela me apresentou Auggie Pullman através do livro "Extraordinário", aprendi o valor da gentileza e aprendi o quanto é precioso quando damos valor a cada pessoa. Acima de tudo aprendi com "Extraordinário" que somos incríveis por sermos tão diferentes e somos fortes por sermos tão iguais.

Existem três frases que me impactaram profundamente ao lê-las e ao encará-las novamente, este ano, nas telas do cinema. Gostaria de escrever sobre essas três frases e espero que possamos dialogar sobre elas e tirá-las do papel, tornando-as uma realidade.


FRASE 01 

Como um garoto cristão aprendi, desde cedo, que o Espirito Santo é capaz de produzir em nós algo poderoso: a gentileza. Ser gentil está longe de ser alguém facilmente manipulável. Ser gentil não é ser 'besta' como dizem por ai. Ser gentil não é deixar as pessoas passarem por cima de você, nem deixar que elas o manipulem com dramas falaciosos. 

Ser gentil é encarar o outro como igual e diferente. Ser gentil é se importa na medida certa. Ser gentil é permanecer do lado de alguém mesmo quando este está de mal humor. Ser gentil é escutar e não tratar mal por tratar mal. 

As vezes ferimos muito alguém através das nossas palavras. Queremos ter resposta pra tudo. Queremos ser os melhores nas ironias ou nas tiradas sarcásticas. Muitas vezes louvamos aqueles que nunca se deixam sair por baixo em uma discussão e que são capazes de dizer as piores coisas para simplesmente mostrar... sabe-se o lá o que... Louvamos a falta de gentileza. Isso é horrível.

A meu ver essa frase fala sobre nos importar com as pessoas e nos aconselha a prestar atenção as coisas que falamos e fazemos. Todos nós estamos enfrentando uma guerra que, muitas vezes, ninguém sabe. Por isso seja gentil. Não custa nada se importar com o que as pessoas sentem. Pergunte se está tudo bem, pergunte se 'dormiu bem', pergunte se 'chegou bem', pergunte se 'teve um bom dia', mas com sinceridade e preste atenção no que as pessoas dizem. Algumas pessoas vão mentir, mas pelo menos você mostrou para elas que têm alguém que se importa.


FRASE 02


As pessoas são diferentes porque todos nasceram para fazer algo especial e todos são iguais porque são diferentes. Por qual motivo adoramos colocar um padrão em tudo? Por que ser diferente é errado, se somos por essência tão diferentes?

Por deixarmos de dar valor as pessoas, acabamos não percebendo as coisas incríveis que cada um de nós faz ao longo dos dias. Não percebemos os talentos, não percebemos a força e a capacidade de unir que alguns têm. Não estou dizendo que as pessoas não tem defeitos, elas tem. Porém, as pessoas não são feitas só de defeitos. Adoramos crucificar as pessoas, mas odiamos aplaudi-las. 

Faça um exercício: Olhe para os seus amigos e busque enxergar neles o melhor que eles tem. Aquilo que você mais ama neles.

Essa semana parei para enxergar isso em alguns colegas de faculdade. Eles não são perfeitos, mas são extraordinários. Percebi que amo muitas coisas neles. Amo o jeito que um deles se importa e se mantém otimista. Amo que jeito que outro se faz ser ouvido. Amo o jeito que a outra abraça e faz as pessoas se sentirem importantes como de fato elas são. Mesmo sendo meio fechado e, às vezes, "bruto" na forma de se expressar, Amo o jeito que ele sorrir e demonstra carinho, humildade, empatia e companheirismo (do jeito dele). Todos eles merecem ser aplaudidos pelo menos uma vez na vida por essas coisas e por muitas outras que serão capazes de fazer. 

Mas e os defeitos? Acho que aqui reside o segredo: todos sempre terão defeitos, mas todos sempre serão especiais por alguma coisa.

FRASE 03


Tudo o que você faz diz muita coisa sobre o que você pensa, sobre o que você é, além disso diz muito sobre quem você pode vir a ser. Algumas vezes fazemos coisas que não refletem quem nós somos. Erramos feio com os nossos amigos. Tomamos atitudes erradas. Somos preconceituosos.

Contudo, mesmo errando podemos tomar outras escolhas e atitudes. Desta forma estaremos tentando de novo. Se magoamos alguém, por exemplo, temos duas escolhas: Deixar pra lá ou Tentar concertar as coisas. Aquilo que você fizer será um monumento erguido em seu nome e sobre você. 

Essa frase diz muito sobre as escolhas que fazemos, elas definirão tudo.  


Por fim,

Você pode achar que estou sendo otimista demais. Desculpe. Eu ainda acredito no ser humano, afinal Deus ainda acredita em nós. Me perdoe se essa justificativa não for suficiente para servir de argumento, mas é no que eu acredito. 

Quero construir um mundo melhor para outras pessoas extraordinárias que ainda estão por nascer.

Obrigado pela gentileza de ler estas palavras até aqui. Você é realmente extraordinário.

Por Jônatas Amaral

You Might Also Like

0 comentários