[#OSCAR2017] "LION: UMA JORNADA PARA CASA" (Lion, 2016): Um filme emocionante.


Quando eu descobrir o motivo de o filme se chamar "Lion" foi uma grata e emocionante surpresa, já que é tão sensível e inesperado. Acredito eu que sensibilidade, emoção e a mensagem de 'nunca desista!' define este filme, que conta com ótimas atuações, dentro de uma história real emocionante, carregada de uma trilha sonora inesquecível. 

Indicado à 6 Oscars este ano, o filme nos conta a história de Saroo (Sunny Pawar) um menino que se perde dos seu irmão numa estação de trem e acaba parando a 1600Km longe de casa. Não conseguindo se comunicar enfrenta o desafio de sobreviver sozinho, até que é adotado por uma família Australiana. Mais de 20 anos depois, não conseguindo superar tudo o que aconteceu, Saroo (Dev Patel) começa uma busca com o auxilio do Google Earth e das suas memórias para encontrar sua família num lugar que até então não existe no mapa.

Avaliando criticamente, a segunda metade do filme perde um pouco do ritmo e do grande impacto que a primeira hora do filme nos traz, deixando alguns relacionamentos pouco desenvolvidos para que a história central seja o maior foco. Contudo, acredito que esse filme se sustente através da emoção e da torcida que nos engajamos para que Saroo encontre e consiga seguir em frente.

Alguns fatores tornam esse filme inesquecível e emocionante:

1- "LION" É UMA HISTÓRIA REAL.


Ao final do filme cenas verídicas dos envolvidos na história são apresentadas e se há alguma dúvida de que aquilo não aconteceu, aquelas cenas deixam tais dúvidas no chão. O que gerou também certa aparência de propaganda do Google Earth, contudo não é nem de longe, já que a ferramenta foi de fato essencial para a vida do personagem.


O filme não é ousado para deixar explicito determinadas coisas, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. Algumas coisas são amenizadas, como a sugestão clara de que as crianças eram "vendidas" e provavelmente abusadas sexualmente. Isso é sugerido no filme, mas, ainda bem, não explorado já que seria difícil demais de encarar. A própria sensação de abandono e pequenez diante de um mundo tão grande e desconhecido já é doloroso e emocionante demais.

2- SUNNY PAWAR e DEV PATEL como SAROO


Ambos os atores são incríveis como Saroo, conseguindo expressar sentimentos tão doídos através, simplesmente, do seu olhar. 

Sunny Pawar consegue mostrar todo o sentimento de perda, abandono, medo e coragem na sua atuação. Você se encanta pelo Saroo no primeiro sorriso, na primeira frase. É um ator tão jovem e com uma presença em cena que tira o fôlego. A cena de fuga do perigo dele são intensas e a última cena dele com a Nicole Kidman é de cortar o coração e sorrir diante de tanto talento.

Dev Patel interpreta o personagem já adulto e os sentimentos são relativamente diferentes. Ele conquistou uma família, é alguém forte na relação da mãe com o outro irmão, também adotado. De inicio parece que houve um amenizar de tudo aquilo que ele viveu, mas as lembranças continuam lá. Contudo, é nos momentos finais da história que a atuação dele é impactante e digna de sua indicação ao Oscar. Ele consegue mostrar a dor e o trauma, a saudade, o medo de perder a sua família, o medo de nunca encontrar a sua família biológica. A cena final é recheada de uma emoção real, ela podia ser completamente em silêncio e teria o mesmo impacto.

São atuações de dois atores que com certeza poderão nos surpreender muito ao longo dos anos. 

3- A TRILHA SONORA

A trilha sonora tem um peso nessa história. Ela é constantemente marcante e presente, você nunca esquece dela, porque ela está constantemente presente. De alguma forma é manipulativa, mas também não é, afinal ela soma argumentos para a ação visual em cena. A história é muito emocionante. É um trilha sonora carregada de emoção, mistério, e sentimento de saudade. É incrível isso porque você sente só de ouvir as melodias.

Quer fazer um experimento? A trilha sonora está disponível no Spotify, então, simplesmente a escute. É profunda e não barulhenta. É suave e emocionante, ajudando a criar o clima e mostrar o sentimento envolvido naquelas cenas. 

4- AS MÃES


Nicole Kidman e Priyanka Bose são as atrizes coadjuvantes de destaques desse filme, trazendo uma seriedade e sentimento de proteção e coragem  que inspira e é entendível e palpável. 

Gosto de dizer que todo o elenco do núcleo indiano é excelente em suas pequenas participações, sempre importantes e marcantes. Já no outro núcleo, Rooney Mara é subaproveitada, não trazendo nada de especial, apesar de ser um fio condutor para determinadas ações.

POR FIM,

"Lion: uma jornada para casa" traz um história a qual você irá torcer e se envolver com muita facilidade e te trará um sentimento constante de "Nunca desista!". Nunca desista. Uma história como essa é para guardar no coração e sempre lembrar que é possível haver esperança sempre e constantemente, e fazer com que esta esperança lhe leve para seus sonhos e objetivos. 

 Por Jônatas Amaral

Jônatas Amaral

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário