[RESENHA] “Almanaque do Cinema” E. Forlani , E. Borgo, M. Hessel

domingo, janeiro 18, 2015



“Por favor, só não esqueça de desligar o celular”. Esse é o pedido dos organizadores desse livro, afinal eles te convidam a embarcar em uma viagem bem cinematográfica. Uma série de eventos inesquecíveis, importantes, valiosos. Uma história que está longe do fim. 

O livro “Almanaque do Cinema” foi escrito e organizado pelos editores do site Omelete.com, Érico Borgo, Marcelo Forlani e Marcelo Hessel; tem como objetivo explanar de forma divertida, responsável, cuidadosa e curiosa sobre o mundo do cinema. Para isto o livro foi dividido em 6 capítulos.


O primeiro capitulo foca na “Evolução do cinema”, desde os primórdios com os Irmãos Lumiéré, com o trem que poderia sair da tela, até os grandes campeões de bilheterias atuais, os blockbusters Hollywodianos. É de um conhecimento fabuloso. Descobrimos coisas sobre qual jamais imaginaríamos que tivesse acontecido, e algo bastante relevante é que os autores tiveram a preocupação de nos atualizar sobre o que estava acontecendo no Brasil em cada época da história do cinema. Entendemos um pouco porque o cinema brasileiro está no estágio que vemos hoje.

O segundo capitulo intiluado “Mais Importantes”, traz em suas subdivisões listas do que os autores consideraram os mais importantes filmes, atores, atrizes, diretores, parcerias, panelinhas, Animações, animais e trilhas sonoras. Sem a pretensão de fazer uma lista universal e insubstituível, eles partem de determinadas escolhas para selecionar os itens de cada lista, excluindo determinados elementos e acrescentando em outros. Isso é muito bom. 

Em seguida temos um capitulo totalmente dedicado aos “Personagens”. Uma lista dos mais importantes da história do cinema, começando com os heróis, vilões, monstros, aos sedutores, os valentões, até machonas do cinema. Sempre com comentários relevantes e bons argumentos, além de uma boa base histórica. 


O capitulo 04 é um dos mais divertidos, pois ele trata das “Bizarrices, Curiosidades e constrangimentos” dentro do mundo do cinema. É muito divertido você descobrir coisas dentro de filmes que você ama e você nunca percebeu. Você chega a ficar com o queixo caído diante de algumas curiosidades.

Os dois últimos capítulos dedicam-se aos reconhecimentos, como assim? Primeiro o reconhecimento em prêmios. Uma explanação sobre as principais "Premiações" do cinema no mundo, Do Globo de Ouro ao Oscar. Os Festivais. Em seguida, temos o reconhecimento ou não em “Dinheiro”, as maiores e piores bilheterias. Os Fracassos e os sucessos. As Apostas arriscadas. 


O Livro termina com um glossário que vale muito a pena ler; você consegue entender muito mais sobre técnicas de cinema. É um fim, que nos leva a algo mais. O livro não pretende ser completo, mas sim dá base para mais pesquisa. Ele é uma base para muita coisa, desde acadêmicos aos só amantes do cinema, filmes, telespectadores de poltrona e afim.

É um livro divertido e muito bem feito. Recheado de fotos e nos rodapés de cada página tem uma frase clássica do cinema, de diversos filmes, de diversas épocas. Eu votaria por uma nova edição do livro, mas agora atualizada. Não de retirar coisas e sim de acrescentar. O livro foi lançado em 2009 e algumas coisas já mudaram de lá pra cá, principalmente no último capitulo dedicado às bilheterias.

Para você que quer saber mais sobre o mundo do cinema, conhecer novos filmes, diretores, histórias é um livro que vai te levar direto para este mundo.



Até a próxima
Por Jônatas Amaral

You Might Also Like

1 comentários

  1. Sempre me interessei muito por cinema, mas não conheço muito sobre a história dele e sobre termos técnicos também. Acredito que esse livro me traria muito conhecimento sobre a história do cinema, como você disse, de uma forma bem divertida e curiosa. Fiquei muito interessada <3

    Beijos

    ResponderExcluir