[#BRASILCOPA2014] Lembranças da Copa #1 - Maquetes dos Estádios



Copa do Mundo só ocorre uma vez a cada quatro anos. Este ano de 2014, está ocorrendo no Brasil a 20º edição deste evento que une diversos países em um único lugar. Mas, tudo passa e delas só ficam as lembranças. Um país é campeão e leva na sua camisa um estrela a mais. Tudo que fica são as lembranças. Os momentos. As fotografias. AS memórias.

Sou um cara de 19 anos. Não vivi muitas copas. Para ser mais exato esta é a minha 5 copa do mundo. Em 1998 tinha 3 anos de idade, nem sabia o que era uma copa do mundo. 2002, nossa como me lembro até daquela copa. Brasil foi Pentacampeão. Tenho uma foto daquele dia. Tenho muitas lembranças daquele dia. 2006, a enorme decepção. 2010, trouxe grandes alegrias e tristezas. Deixou lembranças, até mesmo materiais. 
Agora em 2014, eu mais maduro. Acredito que saberei guardar cada momento.
E para essas lembranças esse post especial foi criado. 
Ao longo da Copa, mostrarei algumas lembranças imatérias e principalmente matérias que me ajudam a guardar e marcar para sempre a minhas histórias com as copas do mundo.

Neste primeiro post falarei sobre lembranças recentes. As Maquetes dos Estádios da Copa do Mundo no Brasil. Não todos, apenas 6, mas que valem a pena.

Confira:


O Jornal Diário do Pará, é um dos mais importantes jornais aqui do Pará. O meu jornal favorito. Esse meu favoritismo também é cada vez mais cultivado porque ele sempre traz novidades para os leitores. Ano passado, durante a copa das confederações o "Diário do Pará", trouxe encartado maquetes dos estádios que receberiam os jogos das Copas da Confederações e agora da Copa do Mundo. 
Esse Projeto foi um parceria do jornal com a Universidade Federal do Pará - Faculdade de Arquitetura e Os Governos dos Estados das Cidades Sedes.

Estes estados foram montados pelo meu pai com uma leve ajuda minha. São verdadeiras artes. Parabéns aos realizadores deste projeto. Hoje eles fazem parte da decoração e serão guardados sempre como uma lembrança destes eventos e dos momentos ao lado do meu pai.


Arena Castelão - Fortaleza

A Arena Castelão fica em Fortaleza. E um dos principais estádios do Nordeste e com certeza ainda verá grandes clássicos do futebol brasileiro. Este estádio irá receber o segundo jogo do Brasil na Copa, que será contra a Seleção do México. E talvez receba, dependendo do resultado, novamente o Brasil nas oitavas de Final. O Estádio tem capacidade de 60.348 pessoas. 
Site Oficial


Site Oficial
Arena Pernambuco - Recife
A Arena Pernambuco fica em Recife. Com capacidade 42.583 pessoas, irá receber jogos de grandes seleções: Itália, Alemanha, EUA, Costa do Marfim, Japão, Croácia e México. É um estádio Belíssimo, que se destaca por sua acústica e com a proximidade do público ao campo. O Estádio vai receber um dos jogos das Oitavas de Final.


SITE OFICIAL
Estádio Mineirão - BH/Minas Gerais

Um dos mais importantes estádios do Brasil, O Mineirão em BH – Minas Gerais, Irá receber jogos das seleções da Colômbia, Grécia, Bélgica, Argélia, Argentina, Irã, Costa Rica, Inglaterra. E Também jogos das Oitavas de final e também um jogo da Semifinal (Brasil talvez jogue neste estádio, nestas fases). O Estádio tem capacidade 58.259 pessoas. A fachada deste estádio é tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico de Belo Horizonte. Ele foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 


Site Oficial
Estádio Nacional de Brasília - Mané Garricha
O Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha, é dos estádios com maior capacidade projetados para esta Copa do mundo, 69.432 pessoas, perdendo apenas para o Maracanã. Ele tem como nome uma homenagem a um dos maiores jogadores de futebol do Brasil, Garrincha. Ele será palco dos jogos das seleções da Suíça, Equador, Colômbia, Costa do Marfim, Portugal, Gana, também Brasil e Camarões (23/06 ás 17hs). Também receberá os jogos das oitavas de final, Quartas de final e a disputa do 3º lugar na copa. 



Arena Fonte Nova - Salvador/Ba

Estádio Fonte Nova em Salvador já foi palco nesta copa do mundo de um clássico e de uma revanche histórica entre Espanha e Holanda. Esta foi a final da copa de 2010, que se repetiu logo no primeiro jogo das seleções nesta copa. Holanda, que perdeu na copa passada para adversária,  veio e goleou a Espanha. O Estádio ainda vai receber jogos das seleções Alemanha, Portugal, Suíça, França, Bósnia, Irã. Além de um jogo das Oitavas e um das Quartas de final. Ele possui capacidade 51.708 Pessoas. 
SITE OFICIAL 
Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro/RJ

Um dos mais famosos estádios do mundo. Um dos mais importantes do Brasil, ganhou novos ares. Um dos mais bonitos já feitos. Um das maquetes mais bonitas. O Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro é o maior em capacidade de pessoas, 76.689. Será palco de jogos de Argentina, Bósnia, Espanha, Chile, Bélgica, Rússia, Equador e França. Além de jogos das Oitavas e Quartas de final, e claro, não podia deixar de ser, receberá o jogo da Final da Copa do Mundo. 

Esperamos grandemente encontrar o Brasil nesta final. Ele será palco depois da copa de grandes clássicos do futebol brasileiro e de grandes eventos, com toda certeza. Quero um dia pisar neste estádio tão especial.



A Copa do Mundo de 2014 está só no inicio e com toda certeza ainda trará grandes recordações no futuro. Ainda fará milhares de pessoas vivenciar momentos fantásticos.



Espero que tenham gostado deste post, pois acredite para mim foi um grande prazer e diversão apresentar esta minha coleção para vocês. 
Deixei nos comentários uma de suas melhores lembranças da copa. Existe algo material que você tenha que foi marcante e faz você lembrar das copas passadas ou mesmo elementos que faram desta copa inesquecível, se sim, mande para nós e conte sua história, teremos o maior prazer de publica-la. Fico no aguardo.

Envie para o e-mail: jonatas.ma@yahoo.com.br
Ou para nossa página no facebook: https://www.facebook.com/AlmaCritica
Com seu nome, idade e estado.

Até mais!!

#SomosUm


Por Jônatas Amaral

Jônatas Amaral

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário