[RESENHA] "O Mago de Camelot" de Marcelo Hipólito

sábado, março 22, 2014


Novos Talentos Editora Novo Século.

Foi uma grata surpresa fechar parceria com o autor Marcelo Hipólito e com grande alegria que começo essa resenha agradecendo a esse autor e desejando todo sucesso do mundo.

“O Mago de Camelot” é um livro que nos convida a se aventurar em um Britânia, mais especificadamente entre os séculos III ao século V da Era Cristã.

Sinopse"De um infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começa sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Arthur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago.A Saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia."

A história tem como protagonista o mago Merlin e acompanhamos a sua história desde a sua infância até a sua fase mais madura. No meio tempo encontramos os famosos Rei Arthur, Morgana, Uther e tantos outros personagens lendários, tendo suas vidas recontadas pelas palavras de Hipólito.

Como pano de fundo histórico temos o conflito que os britânicos enfrentaram da queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões.

Marcelo Hipólito Livro Obra

Não se deixe enganar pelo número de páginas afinal nas suas 151 páginas, o livro tem muita história para contar e abrange um espaço de tempo enorme e incrível. Este detalhe tanto é um ponto positivo, quando pode ser um ponto negativo.

Por quê?

O livro por abranger muitas histórias, sempre centrando na figura de Merlin, nos faz mergulhar em muitas épocas distintas, sempre conhecendo novos personagens a cada capitulo e suas histórias. Vemos inúmeras guerras e façanhas. Espantamos-nos, muitas vezes, com a brutalidade de eventos... E tudo isso, e muito mais com uma linguagem muito objetiva, com descrições curtas. É uma leitura rápida e fluida.

Marcelo HipólitoLogo, essa mesma objetividade pode ser um ponto negativo, pois, em relação aos personagens, que são muitos, você pode acabar não conseguindo se apegar torcer, se emocionar por algum, tamanha, às vezes, a velocidade que tal personagem entra na história e sai. Desfalece em uma guerra, Cresce, some. Isso pode ser um problema, para alguns determinados leitores. Claro, ressalto, dependerá de cada leitor.

O que eu mais sentir falta foi desse aprofundamento dos personagens, apesar de entender que esse talvez não fosse intenção total do autor; mesmo porque o autor conseguiu reunir um espaço de tempo grande em poucas páginas que, a meu ver, fez muito bem, principalmente porque, a maior qualidade deste livro é ser uma excelente introdução ao tema.

Para quem nunca leu sobre esses personagens ou não tinha conhecimento da base desta história, pode ser encantar e com certeza irá procurar conhecer mais.

O personagem Merlin, é o personagem foco dessa novela, e ele é o elemento que, mesmo eu não tendo por ele total afeição, te faz sentir reações diversas durante a leitura. É o personagem mais denso da história, pois conhecemos ele desde sua infância nessas páginas.


Meu personagem preferido ( o melhor personagem em minha humilde opinião) é um jovem rapaz, irmão de Merlin, chamado Nennius. É um personagem com uma participação curta na história, mas fundamental. Ele teve um começo, meio e fim bem delineado que consegue fazer o leitor sentir inúmeras emoções por ele, inclusive total carinho.

Rei Arthur Merlim Marcelo Hipólito
"O Mago de Camelot- A saga de Merlin para coroar um Dragão" De Marcelo Hipólito.
Editora Novo Século.151 Páginas, 2013. 

Enfim, é um livro com uma leitura fluida, carregada de surpresas, de maneira que também é um excelente ponto de partida para um maior aprofundamento do tema e, com toda certeza, merece ser lida e apreciada.

Por Jônatas Amaral

You Might Also Like

4 comentários

  1. Ow!!! Eu tô namorando este livro... você não tem noção!!
    Adoro todas as histórias de Merlin, Artur, Morgana... tudo deste mundo medieval maravilhoso que mistura realismo com fantasia.
    Gostei muito da sua resenha, perfeita e completa como deve ser!! Você escreve maravilhosamente bem!

    Parabéns!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra,
      Que bom que gostou. Muito Obrigado!

      O livro é um livro muito interessante, vale a pena investir.

      Bem Vinda!
      Volte Sempre!

      Jônatas Amaral

      Excluir
  2. Tenho um verdadeiro Xodó por esse desenho. Eu e meu primo assistíamos compulsivamente, a musiquinha era o nosso hino. Nossa parece que isso aconteceu há séculos! Li seu post e fiquei aqui, vagando pela minhas lembranças. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      Acredito que esteja falando sobre o desenho 'Mogli" certo.
      Que bom que gostou.
      Fiquei assim também enquanto escrevia esse texto. foi incrível!

      Excluir

DIA DO ESTUDANTE AMAZON