[RESENHA] "Diário de um banana: A Gota D'Água" de Jeff Kinney



Um novo ano começou para Greg Heffley. E como sempre tudo começa com as promessas de Ano novo, que por mas que se tente nem sempre conseguimos cumprir.

A promessa de Greg é tentar ajudar outras pessoas a se tornarem melhores. Mas o que Greg descobre é que:

“ tem gente que não reconhece quando você está tentando ser prestativo.” (pag.1)

E neste novo ano, Greg não toma jeito. E a cada dia se envolver em mais confusão. O difícil é fazer seu pai engolir esse “talento” de Greg para se meter em situações embaraçosas. Ele já está por aqui com o garoto. E para botar algum juízo na cabeça dele, Frank Heffley tenta de tudo um pouco.

É claro que Greg sempre encontra uma maneira de estragar tudo. Até que seu pai faz uma grande ameaça e as coisas mudam de figura. Qual será a gota d’água que vai fazer a paciência de Frank transbordar de vez?

O Terceiro livro da série “Diário de Um banana” é, a meu ver, até então o melhor da série. Traz uma história envolvente, divertida, engraçadíssima e interessante. 

Greg está muito mais travesso que antes, suas confusões estão cada vez maiores e mais vergonhosas de fato.

Algo que gostei muito, o que me fez dizer que este é o melhor, é fato de autor ter pego o melhor dos dois primeiros e acrescentou um algo a mais neste terceiro diário.



No primeiro livro a comédia, a graça é o ponto forte. No segundo, a relação familiar é a grande qualidade da obra. No terceiro, a comédia é muito bem feita, a cada página, mas risadas. As piadas são muitos hilárias. A relação familiar também tem seu destaque.

Entra em xeque a relação dos pais na educação dos filhos e o quanto as suas atitudes podem sofrer influências nos filhos. A relação engraçada com os irmãos, com os amigos e agora com as meninas.

" a verdade é que as garotas podem ser meio cruéis às vezes" (pag. 204)

E aqui entra a singularidade desta obra: A evolução dos personagens. 

Se formos notar os personagens da série são bem caricatos e poderíamos ter esses personagens iguais do inicio até o fim da série, mas não. Em “A gota D’agua” Kinney, faz esses personagens evoluírem. Greg está crescendo e como cresceu ao longo dos últimos tempos. Isso é notável pelos interesses do garoto, a linguagem. Notei que este livro é o mais denso até então, possui muito mais histórias, com mais detalhes e até alguns criticas ali pelo meio. As situações são mais beirando aquela fase do pré-adolescente à adolescência. 

"Para ser sincero, acho que os professores não deviam fazer a gente ficar nessa decoreba, porque, no futuro, todo mundo vai ter um robô para lhe dizer tudo o que você precisa saber" (pag.52)

Conhecemos mais sobre o pai e suas atitudes. A mãe, o próprio Rodrick torna-se mais interessante aqui.

Isso me chamou muito a atenção e tirou um pouco daquela má impressão que tive no segundo livro. 

Este terceiro é um dos meus favoritos e torço bastante para que no quarto livro, ele possa fazer o que fez neste livro, trazer o melhor dos livros anteriores e colocar outra qualidade singular no próximo volume.

A série já ganhou um espaço grande no meu coração e aconselho a leitura deste livro.

Afinal o Greg é:

" Uma das melhores pessoas que conheço" (pag.216) #SQN


Resenha "Diário de um banana"
Resenha "Diário de um banana: Rodrick é o Cara"

Por Jônatas Amaral

Jônatas Amaral

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

4 comentários:

  1. Uma amiga já comentou algumas vezes sobre a série, por isso tenho interesse em conhecer e quase certeza que vou me divertir bastante. Não li muitos do gênero, mas sempre são leituras agradáveis e, por suas palavras, a série se desenvolve bem, o que é sempre bom.
    Vale lembrar que sempre vejo os livros na livraria e sempre surge aquela vontade de adquirir. Um dia não vou mais resistir rsrs

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essa série é bem interessante, estou no 6º livro com meu filho e rimos muito!
    http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir