[Resenha] Filme “Percy Jackson e o Mar de Monstros”, Um Mar de Aventuras para 'Curtir'.

sexta-feira, agosto 30, 2013


Certa noite fãs do mundo inteiro se surpreenderam com a confirmação da produção do filme “Percy Jackson e o Mar de monstros” (Percy Jackson: Sea of the Monsters, 20th Century Fox, 2013 ) filme este que daria sequência a saga lançada em 2010. 

Desde então cada imagem de bastidores divulgada, cada twitter com uma informação nova tornava-se um “evento virtual”. ( Eu fico feliz de poder ter tido oportunidade de levar estas noticias e novidades aos fãs brasileiros através do site OlympiansPi) Até que no dia 16 de agosto chegou aos cinemas o tão esperado “Mar de Monstros”. 


O filme continua a contar a história de Percy Jackson, um semideus, filho de Poseidon, que no capitulo anterior foi acusado de ser o ladrão do raio mestre de Zeus. Nesta nova aventura, o Acampamento meio-sangue está em perigo, pois a árvore de Thalia que dá proteção ao lugar foi envenenada e o Velocino de Ouro é um único objeto que pode salva-la. Clarisse, Annabeth, Grover, Percy e seu meio-irmão Tyson partem para o Mar de Monstros para tentar conseguir este artefato, porém Luke também está atrás dele com planos tenebrosos: ressuscitar o Titã Cronos, a muito tempo destruído por seu filhos e lançado no tártaro.

A fidelidade ao livro era algo que os fãs mais aguardavam neste novo longa, e foi o que de fato aconteceu. O filme é mais fidedigno ao livro do que o primeiro, porém com novamente significativas modificações, mas que não retirou a essência da história criada por Rick Riordan, o que é muito bom.

Logan Lerman e Thor Freudenthal
Conflitos familiares/Família sempre foi o pano de fundo da saga escrita por Riordan; algo que começou discreto no longa inicial e se tornou mais evidente neste, contudo, creio que tenha faltado um pouco mais de desenvolvimento desses enlaces familiares, eles estão no longa, mas foram poucos explorados. Podemos inferir que houve uma preocupação em consertar os “furos” deixados pelo 1º filme, e não se deu margem para tais desenvolvimentos.

O Roteiro não é algo que possamos de chamar de impecável, houve algumas falhas. Marc Guggenheim, contudo, empenhou-se ao máximo dar um novo gás a série no cinema, e particularmente creio que conseguiu.

O diretor escolhido para a sequência foi Thor Freudenthal, que conseguiu entrar no mundo do Acampamento Meio-Sangue, buscar a essência da história e dirigir os atores rumo a ela.

Alexandra Daddario e Leven Ranbim são as duas atuações femininas brilhantes do filme. A Primeira é uma atriz que possui uma presença forte, a segunda se saiu super bem como Clarisse e mostrou ser um acerto de elenco na produção.

Logan Lerman é um ótimo ator, e se mostrou mais maduro neste segundo filme, ao lado de Alexandra e Douglas Smith protagonizaram algumas das cenas mais lindas do filme.

Alexandra Daddario, Logan Lerman, Brandon T. Jackson, Douglas Smith
Jake Abel e Leven Rambin.

Brandon T. Jackson trouxe o Grover como conhecemos, tirando o fato de não conseguir ser o alívio cômico. Ressalto que este foi uma das falhas do roteiro.

As Crianças: Alisha Newton (Annabeth), Bjorn Yearwood (Grover) , Samuel Braun (Luke) , Katelyn Mager (Thalia) foram fantásticas, abriram o filme com pompa e circunstância.

O filme conta ainda com ótimas atuações de Stanlley Tucci (Sr. D), Nathan Fillion (Hermes). Impecáveis.

A trilha sonora fez seu papel e foi bem construída. Merece todos os aplausos.

Na questão dos Efeitos visuais e especiais temos algo irregular: contamos com efeitos belíssimos com destaque para o monstro Caribdís e o cavalo marinho Arco Íris. Do outro lado da balança temos outros que beiram ao ridículo, com super destaque para a sequência do oráculo.

O filme não me decepcionou como fã, de verdade, até a mais drástica mudança na história me agradou muito. Aprendi com o tempo a entender que cinema e literatura são mídias que se complementam e possuem suas distinções. Nem tudo que funciona em livro vai funcionar no filme.

[no próximo parágrafo, precisei expor certas informações que para alguns podem ainda ser spoilers]

A volta do titã Cronos, por exemplo, deu um ar diferente para a saga; ao término do filme podemos sentir que há algo perigoso ressurgindo nesta história, e que uma guerra está à porta. Esta decisão no roteiro dá força a trama e se completa com a tão esperada volta de Thalia. Com isso, dependendo da criatividade e inteligência dos roteiristas, “Percy Jackson e a maldição do Titã” pode se tornar o ponto alto da saga, e espero que verdadeiramente isto aconteça.


O filme “Percy Jackson e o Mar de Monstros” assim como a saga inteira, é um produto a ser curtido. Ouso dizer, se curte mais esse filme quando você busca se desligar por 2hs aproximadamente do livro em que ele foi baseado (claro, que é algo difícil para os fãs, mas fica aqui o conselho).

Aguardamos três anos para ver e curtir as agradáveis surpresas de “O Mar de Monstros”, e o que concluo é que valeu a espera. Só aguardo que não se demore muito a produzir o terceiro filme, porque é grande a expectativa. 

Confira o Trailer e Navegue ao Mar de Monstros no cinema mais próximo: 


Por Jônatas Amaral

You Might Also Like

6 comentários

  1. Respostas
    1. Aconselho Camila.
      é um bom filme para assistir com a galera toda!
      ;)

      Excluir
  2. Já assisti ao primeiro filme, e ADOREI! 'Percy Jackson e o Mar de Monstros' lançou esses dias e acho que nem vou poder ir ao cinema assistir :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele!
      O primeiro é um filme bem maneiro, o segundo evoluiu bastante.
      Espero que você possa curtir no cinema, porque é bem legal.
      Senão, é só aguarda sair o DVD.

      abraço!

      Excluir
  3. Amei esse filme! Muito melhor que o Ladrão de Raios... Por isso, li o livro!

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

DIA DO ESTUDANTE AMAZON