A Nova Era da TV aberta.

quarta-feira, junho 06, 2012



O mundo mudou, modernizou-se e junto com a TV evoluiu. Hoje, nesse mundo tecnológico, na era da internet, a televisão ainda mantem-se forte; ela deixou de ser somente aquela enorme "caixa" fixada na estante da sala, agora ela é digital, pequena, grande, LCD, está nos celulares, nos carros, e já está até convertida ao 3D. Em suma, ela está mais moderna e popular do que nunca.

Mas até onde esse "popularismo" da TV pode ir? Até onde a informação e o entretenimento podem ser afetados?

A falta do jornalismo verdade (pregado por muitas emissoras) é um sinal de que, na vontade de se fazer algo para alcançar a "massa" da população, estão fazendo com que as informações, noticias... Não estejam sendo dadas de forma exata.

As noticias nos telejornais estão cada vez mais resumidas, simplesmente jogadas, deixando os telespectadores com aquela noticia crua, sem aprofundamento, causando muitas vezes até a deturpação da noticia.

Quer um exemplo prático? Voltemos dez anos, aos ataques de 11 de setembro de 2001, foi uma catástrofe, algo verdadeiramente maquiavélico, porém poucas pessoas sabem os motivos que levaram a tal fato. Hoje 10 anos depois a maioria da população ainda tem em mente, que os palestinos são os vilões, e Estados unidos a vítima indefesa, claro que não estou defendendo a atitude dos grupos terroristas, mas se formos buscar saber, veremos que não é bem assim; se a TV tivesse ido fundo, pelo menos, no acontecimento todos afirmariam que não existe vilão ou mocinho nesta história, só há seres humanos, cidadãos mortos, eles sim são as verdadeiras vitimas, seja de que nacionalidade for, mortos pelo sistema de governo capitalista e pela busca do poder do território. Os EUA matou milhares de pessoas ( na China, no Vietnã), os terroristas Palestinos mataram milhares de pessoas, chegamos a conclusão de que são todos "farinha do mesmo saco", os telejornais mostraram isso? Poucos mostraram, Porque?


Esse é um exemplo de que o Sistema Televiso de Jornalismo está um pouco falho, favorecendo interesses políticos, interesses de uma classe alta, deixando as cegas a massa da população, claro não devemos generalizar, ainda temos bons telejornais na TV aberta, que vão fundo no fato... infelizmente é a minoria. Os telejornais, os jornalistas que o fazem devem cumprir o que juraram: Levar a noticia, a verdade sobre a noticia ao extremo.


A um bom tempo atrás as telenovelas brasileiras eram verdadeiras obras primas, não é a toa que sucessos como Pecado Capital, O Dono do mundo, Irmãos Coragem, Fera Ferida... Tornaram-se clássicos; As telenovelas tem a função de retratar uma sociedade, ela tem o poder de critica-la, falar sobre o modelo dessa sociedade. Pecado Capital, por exemplo, criticou o sistema capitalista de forma ilustre. Atualmente, as novelas estão refletindo a sociedade contemporânea, as novelas estão cada vez mais voltadas a classe C (a maioria da população), está refletindo a sociedade que tem dado valor, muitas vezes, a meras bobagens, ao sexo, a sociedade que está perdendo o senso critico, a vontade de pensar: será que isso que o governo está fazendo é bom? - por exemplo - nós como cidadãos devemos pensar nisso. Os autores de telenovela deveriam começar a pensar em história populares, sim, mas que levem as pessoas a terem um senso critico social.

A programação da TV aberta brasileira, até global está cada vez mais "adulta", as crianças pouco tem programas para sua faixa etária; alguém pode dizer, "as crianças também evoluíram, já não querem mas saber de desenhos, querem é saber logo de tudo", quem pensa assim está fadado a piorar cada vez mas o mundo, você quer um prova que as crianças querem programas pra elas? ... Foi só uma emissora lançar uma novela infantil, feita por crianças, para crianças, para que as mesmas se ficassem interessadas. A TV moderna deve oferecer uma programação instrutiva e divertida as nossas crianças, não faze-las crescer antes da hora.

A TV é o maior meio de comunicação do planeta, talvez perdendo apenas, hoje, pra internet e deve usar esse poder que ela tem de influenciar, fazendo com que a sociedade melhore, levando para as pessoas diversão, sim, mas também fazer elas adquirirem um senso critico social.


You Might Also Like

1 comentários

  1. concordo com o texto a tv tem que fazer as pessoas adquirem mais senso critico social !

    ResponderExcluir

DIA DO ESTUDANTE AMAZON